Setup & Loop
! Introdução
Começaremos do mais básico. Esse primeiro tutorial apresentará os primeiros conceitos para programar em Arduino.
Existem milhares de códigos diferentes feitos para o Arduino, porem todos eles seguem sempre uma mesma estrutura com duas seções principais chamadas de Setup e Loop.
! Anatomia de um Programa para Arduino
Quando você abrir o programa do Arduino, aparecerá a seguinte tela. Nela podemos notar as seções Setup e Loop:
! Setup
O Setup é uma seção obrigatória de um programa para Arduino. A declaração da função Setup é realizada da seguinte forma:
void setup() { // Linhas de código do setup }
Qualquer código que estiver dentro do setup ()
, ou seja, entre chaves ({ }) é executado uma única vez no início do seu programa.
Essa função é útil para configurar o Arduino, é aqui por exemplo que você coloca as configurações iniciais, como por exemplo se um LED começa desligado ou ligado, quais são os pinos de entrada e saída, entre outras coisas. Você vai entender esse conceitos nos próximos tutorais.
Você pode explorar mais a função setup()
na página do Arduino
! Loop
Assim como a seção Setup, o Loop também é obrigatório em um programa para Arduino. A sua declaração é feita da seguinte forma:
void loop() { // Linhas de código do loop }
A grande maioria do seu código será executado dentro dessa seção. Após a execução do setup()
, o loop()
é iniciado.
O programa começa logo após a abertura da chave ({), e o processador vai executando as linhas de código até chegar na chave de fechamento (}). Uma vez chegado ao fim, ele pula de volta para a primeira linha do loop e começa tudo de novo.
A função loop ()
será executada para sempre, ou até que você faça upload de um novo código, reiniciando o processo. Ela também pode ser reiniciada resetando o Arduino (através do botão de reset por exemplo).
Você também pode explorar mais a função loop()
na página do Arduino
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