USB 1.0
Conexão USB para programação e transferência de dados
Esta versão foi descontinuada. Clique no link abaixo para ver a versão mais atual:
Versão atual do Nanoshield USB
- Chip FTDI – evita problemas de compatibilidade
- LEDs para indicação de comunicação
- Várias opções de configuração
O Nanoshield USB é usado em conjunto com o Alevino para a gravação de software, transferência serial de dados e alimentação (5V). Em conjunto, o Alevino e o Nanoshield USB funcionam da mesma forma que um Arduino Nano com ATmega328. Se você já estiver usando um Arduino no seu projeto, não precisa do Nanoshield USB, pois o Arduino já possui uma interface USB integrada.
Para usar o Nanoshield USB em conjunto com o Alevino, você pode conectar ambos simultaneamente em uma Base Board ou então interconectá-los por meio de um cabo de programação. Você também pode utilizar o Nanoshield USB ligado diretamente em um protoboard para integração com outros sistemas.
O projeto como um todo pode ser alimentado tanto via USB quanto por uma fonte externa conectada à placa base (VIN). O chaveamento entre essas duas alimentações é automático, sendo possível conectar ambas simultaneamente sem que haja conflitos.
Para começar a usar o Alevino e o Nanoshield USB em conjunto com a Arduino IDE, você pode seguir os nossos tutoriais de configuração do Arduino para o Windows e para o Mac.
Características
- Chip conversor USB/serial FT232RL.
- Conector mini USB tipo B.
- Circuito de chaveamento automático entre alimentação externa (VIN) ou via USB.
- LEDs de indicação de comunicação.
- LED para indicação de alimentação da placa.
Recursos adicionais
Existem ainda diversas opções de configuração que você pode utilizar para melhor adaptá-lo ao seu projeto, tais como:
- Escolha do nível de tensão para os I/Os em 5V ou 3,3V (padrão: 5V).
- Acesso a todos os pinos de handshake da serial, pinos de controle, reset e saída do regulador interno do FTDI (através do fechamento de jumpers de solda).
- Jumper de solda que permite desabilitar a alimentação dos circuitos externos pela USB.
- Possibilidade de instalação de cristal oscilador externo.
Conexão com Alevino usando um cabo de programação
Pode-se adicionar uma interface USB ao Alevino usando um Nanoshield USB conectado por um cabo de programação. A interface USB pode ser utilizada para programação, comunicação serial e alimentação do sistema (5V).
Conexão com Alevino usando uma Base Board
Pode-se também adicionar uma interface USB ao Alevino conectando-se um Nanoshield USB à mesma Base Board em que está conectado o Alevino. A interface USB pode ser utilizada para programação, comunicação serial e alimentação do Alevino (5V).
Pode-se também alimentar o sistema pelas entradas de alimentação da Base Board (VIN), com tensão recomendada de 7V a 12V (máximo 20V). O chaveamento da alimentação é automático, de modo que a USB e a entrada de alimentação da Base Board podem estar conectadas simultaneamente sem problemas.